Biografia
-
Nasceu em 31 de Julho de 1919 em Turim, Itália.
-
Judeu italiano sobrevivente de Auschwitz (campo de concentração onde milhões de prisioneiros, judeus como ele, foram assassinados pelos nazis).
-
Escreveu memórias, contos, poemas e novelas.
-
Ficou conhecido pelo seu trabalho sobre o Holocausto.
-
O seu livro “Se isto é um homem” foi considerado um dos mais importantes trabalhos memorialísticos do séc. XX;
-
Levi terminou a escola em 1937 e entrou para a Universidade de Turim, onde estudou química.
-
Em 11 de fevereiro de 1944, os prisioneiros do campo foram transportados para Auschwitz. Levi ficou onze meses no chamado campo da morte, até ser libertado pelo Exército Vermelho.
-
Levi sobreviveu devido a um conjunto de fatores: sabia um pouco de alemão, por causa das publicações sobre química que lia; percebeu rapidamente que precisava a todo custo passar despercebido, sem chamar a atenção nem dos guardas nem dos prisioneiros. A sua formação académica também foi de grande ajuda, pois passou a trabalhar no laboratório de química, sem estar exposto ao frio. Quando o campo foi evacuado, estava no hospital o que o salvou de uma marcha a que tinha poucas possibilidades de sobreviver.
-
Depois de ficar algum tempo num ex-campo de concentração soviético, ele embarcou numa longa viagem até sua casa, na companhia de outros italianos, prisioneiros de guerra na Rússia.
-
Durante esta viagem, Levi passou pela Polónia, Ucrânia, Roménia, Hungria, Áustria e Alemanha.
-
Levi faleceu a 11 de abril de 1987 (67 anos) na sequência de uma queda no vão da escada interna do prédio de três andares onde vivia. Especula-se, até hoje, se se tratou de suicídio.

